domingo, 3 de maio de 2009

Entre contos e contas de infancia



Aquele colégio de muros azuis, que nos uniformizam de vermelho. Sempre nos colocavam em filas, fosse pra sair da sala, merendar ou pra ir ao parquinho. Não entendia muito bem o que tudo isso e outras coisas mais queriam dizer.
Apesar das inúmeras interrogações que repentinamente pairavam na minha cabecinha, os problemas matemáticos, foram de fato problemas de verdade. Durante essa fase fiquei sabendo da existência da Márcia e as maçãs, Pedro e os limões e claro Joãzinho e as laranjas. Mas, mesmo tendo todos eles presentes em minha vida na 3° e 4° série, nunca fomos apresentados uns aos outros. Possivelmente a professora sabia das minhas idéias de fazer uma salada com as frutas dos coleguinhas, pra gente parar de complicar de vez. Embora não conhecendo nenhum deles, ainda tinha de pagar o pato. Todos os meses me encontrava em desespero, naquele esquema de escreve-apaga, contar nos dedos, morder o lápis, olhar pro lado, pra cima, pra baixo e não encontrar uma solução possível para o PROBLEMA.
Que justiça seja feita! Será que a mãe do Joãzinho nunca lhe descascou uma laranja? Porque o garoto fez de tudo com as laranjas: comprou, trocou, revendeu, partiu mas o suco que é bom e saudável nunca apareceu. O moleque também não deve ter conhecido o parquinho, balanços, gangorras e escorregadores, criança que conhece tudo isso não tem tempo para inflamar com laranjas, morangos e uvas.
Não posso reclamar da minha infância, porque até hoje a confundo com a fase adulta. Imagino que isso aconteça porque coisas muito boas devo ter vivido nesse tempo. E confesso que o mundo adulto mesmo que da sua maneira maluca, tenta ser coerente com as palavras e seus significados. Ainda não sei porque uma girafa tem esse nome ou de que buraco eles tiraram o nome do Lego, mas já entendia desde cedo porque tal exercício se chamava problema.

2 milhões de comentários:

Natália Oliveira disse...

Eu também tive PROBLEMA com esses PROBLEMAS...hahaha Adoro esse seu texto ele é uma delicinha. Igual vc. :)

Unknown disse...

Na sua época ainda eram laranjas?Todos os problemas q eu resolvi eram com dinheiro T.T