sexta-feira, 17 de julho de 2009

Acesso Autorizado



Antes do sistema digital ser implantado, assuntos e documentos confidenciais como manuscritos religiosos e segredos de diários eram guardados por cadeados. Com a internet algumas ferramentas foram modificadas. O cadeado, por exemplo, de objeto concreto passou a ser ícone de segurança na web.
Não há como escapar das senhas em dias como os nossos. Por meio delas acessamos e-mails, ouvimos músicas e sabemos o que rola no Twitter, Orkut, Messenger, Skype e tantos outros. Não muito tarde ela se espalharam por outros setores, invadiram bancos, celulares, alarmes para casa, caixas de lojas, cofres, malas, mochilas e até em portas como nos quartos de hotéis.
Para gravar tantos números e não ficar perdido na própria criação, o jeito é escolher o “inesquecível”. Para isso é só atribuir um poquinho de valor sentimental, vamos assim dizer, aos códigos secretos. Não é à toa que são feitas tantas homenagens no momento da escolha. São datas de casamento, nascimento, números de RG, CPF e datas históricas. Os mais práticos se contentam com as fáceis combinações e não se hesitam em escolher 123456.
Mas há quem fantasie! Os apaixonados, por exemplo optam pela mistura do nome, apelido e idade da pessoa amada resultando em algo como handsome25. Outros, adoçam a vida com senhas que lembram ótimas pedidas para o verão como sorvetedemorango. Abrindo o "apetite", há quem transpõe desejos e se arrisca no adoro69. Os sonhadores também personalizam, veja esta: qualquerdiasereifeliz.
No intuito de investigar este universo foi feito uma pesquisa publicada no site whatsmypass.com. O estudo resultou em uma lista com as 500 senhas mais usadas pelos usuários. Segundo Market Burnett por mais que existam algumas senhas interessantes como ncc1701 (numero de identificação da nave do filme Star Trek) e qazwsx (ordem das teclas de um teclado típico) as pessoas ainda são previsíveis. “As estratégias para escolher as senhas são as mesmas por todos”, revela o pesquisador.
Previsível ou não, há quem faz pedidos à "santa milagrosa senha". Na loja Ponto Frio um dos caixas havia saído fora do ar no momento do meu pagamento. Com o bloqueio da compra era necessário digitar um código para liberar o sistema. Após algumas tentativas sem sucesso, a atendente ligou para a guardiã da senha. Ao reconhecer o erro, disse em voz alta: “Ah! É amor2009, estava digitando 2010.” Afinal, porque esperar tanto tempo se ele pode vir agora!



Fonte das senhas: Daniella Lages
Isabella Avelar
Luciana Alves



6 milhões de comentários:

Nayara Malta disse...

Minha senha é totalmente sonhadora. Vc adivihnha?

Natália Oliveira disse...

já tinha ouvido isso antes, em algum lugar dessa belo horizonte. hahaha

aguasdecuritiba disse...

handsome25 é a minha favorita, ou como diria rafael cotta: cuidadocu

Lucy disse...

Quero direitos autorais pelo uso da minha senha....hehehehehehhehe

tem aeiocu tbm, by rafael cotta

;***

aguasdecuritiba disse...

vai atualizar mais não?

Jay disse...

Minha senha é "helinhosuquinho" =D