quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Amor de Camoes, Amor de Tribalistas


"Tem uma história sobre os deuses gregos. Eles
estavam entediados, então inventaram os seres humanos. Mas continuavam
entediados, então inventaram o amor. Então já não estavam mais entediados e
decidiram tentar o amor para si mesmos. E, finalmente, inventaram o riso, para
que pudessem suportar o amor".
[Feast of Love -2007]


Indiferente de morar no Ocidente ou no Oriente e de torcer para o Confiança Futebol Clube ao invés da Associação Desportiva Pitu, em uma coisa a humanidade há de entrar em acordo. Todos buscam a felicidade, mesmo que esse sentimento para alguns não represente uma face amarela com uma linha convexa no meio. O fato é que todos querem ser felizes. E felicidade tem que ter amor, seja aquele de Camões “que arde sem se ver, que dói e não se sente, que contenta de descontente” ou o do tipo Tribalistas que “ tem cara de bicho, anda pela estrada e não tem compromisso”.
Por ele que as pessoas se unem, criam filhos, constroem casas, programam viagens, param de fumar e costumavam fazer loucuras no Domingo Legal. À procura dele que muitos mudam de cidade, de cabelo, de sutiã e de trabalho. É a chave do paraíso, a inspiração de um poeta, tema de livros, cenas de filmes. Também é a escultura artística, feita por Robert Indiana, presentes nas cidades de Nova Iorque, Jerusalém, Taiwan e Tóquio.
Arnaldo, Rita e Roberto confrontaram o sentimento cor de rosa com o sexo e concluiram, “amor é livro, é sorte, é divino e é do bem...” Amor é apelido de gente apaixonada e é nome de uma freguesia portuguesa (uma espécie de vila) com 4.738 habitantes. Por amor, Cinderela, Aurora, e Cia. Ltda viveram felizes para sempre. Em ‘Por Amor’, Helena trocou seu filho vivo pelo filho morto de sua filha. E vale lembrar que foi por ele que Romeu e Julieta se tornaram ícone de romantismo.
Embora o mundo real, em muitas das vezes, insiste em ser áspero com constantes provas de desamor. É incrível como esse sentimento ainda se perpetua. Certamente, porque ele é clássico e, há séculos, entusiasma, atrai e afeiçoa. Uma boa dica para que esse caminho de emoções seja um percuso agradável é tentar conciliar ‘amor’ com ‘bom humor’. Portanto, quando ouvir com tom de descaso, que “o amor é uma flor roxa que se nasce no coração dos trouxas”, lembre-se, flores nunca saem de moda!

Fontes: Filme “O Banquete do Amor” (Feast of Love)
g1.com.br
wikipedia.org

8 milhões de comentários:

eu eu mesmo e Irene disse...

'embora o mundo real, em mtas das vezes insiste em ser áspero com traições.'
fonte: Ana Sandim.( rs)

Mesmo assim adorei e encantei pelo texto.
'se a paixão fosse realmente um bálsamo... o mundo não pareceria tão equivocado"

Natália Oliveira disse...

Ai que delicinha. Ah, o amor!!Tanta coisa para se dizer. Quando li pensei: -"Há os que continuam na peleja, na peleja de amar e não ser pago ou de ser amado e não ter como pagar". Me da uma colherzinha de amor colorido? Me pendura nessa escultura torta? E me ensina e escrever com os dedos todo tipo de amor? É meu texto preferido, e é o texto com mais cara de Hélio de todos. Vontade de te dar um abraço apertado e te esmagar. =B

Unknown disse...

Lindo demais... poético, puro, direto, apaixonante!
Nat está certa... realmente a sua cara!
Beijos

Nayara Malta disse...

E por amor eu leio este blog... Haaaa

Eu quero um amor....

E quero ver esse filme...

:: fragmentosdosol :: disse...

Impressionante este texto!!
Camões ou Tribalistas, o importante é amar...
Com esse texto, é possível ver sua pureza de alma.
beijos.

Lucy disse...

Esse texto foi oq eu mais gostei...talvez pq as declarações de desamor, como vc já cansou de saber, são constantes em minha vida. Porem, eu juro que ainda n desisti. De qualquer forma sei que tenho um amor pra sempre, com quem divido até msm a ultima perninha da minha tortuguita, e vc sabe de qm eu estou falando neeeah. Amo vc

Marcos disse...

"All you need is love" diziam os Beatles nos rebeldes e amorosos anos 60, ainda hoje é o que a gente mais precisa. Fernando Pessoa certa vez disse:"Todas as cartas de amor são ridiculas. As cartas de amor se tem amor, tem que ser ridiculas. Mas afinal só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridiculas" Abrçs, gosto pacas de teu blog

aguasdecuritiba disse...

eu vivo por amor.
e eu te amo.